quarta-feira, 13 de outubro de 2010


Tecnologias na Educação
Unidade IV
Subtema: Ativ _2ª “Socializando experiência com projeto
Curcista: Marlete Simas Santos
Tutor: Auta Fernandes



PROJETO DE INTERVENÇÃO “ MENINO MALUQUINHO”


O projeto “Menino Maluquinho” do escritor Ziraldo foi desenvolvido na Escola Estadual São José Operário nas turmas de 2° e 3° ano das series iniciais do Ensino Fundamental pela professora Rosenildes Rodrigues Alencar que é formada em letras. A duração do projeto é de cerca de um ano. Com este projeto a escola busca diminuir o índice dos alunos não alfabetizados matriculados nas séries citadas acima. O intuito deste projeto é trabalhar atividades visando a participação de todos os alunos no processo de ensino e aprendizagem.
Os conteúdos do projeto serão tratados de forma não fragmentada, passando a ser meios e instrumentos culturais para ampliar os conhecimentos dos alunos. Acredita-se que cada aluno seja capaz de desenvolver ao longo do projeto e tenha possibilidades de identificar os diferentes tipos de textos aplicados. Espera-se, sobretudo que os primeiras experiências e contato com a leitura e escrita sejam prazerosas e possibilitem a formação de leitores críticos.
A professora desenvolve o projeto utilizando textos, atividades, músicas, trabalhos artísticos, apresentação de teatro e brincadeiras, onde foram usados os recursos como: jogos de bingo, fichas de palavras, escritas individuais e coletivas, papel, data show, figuras, revistas, pincel, cola, etc.
Também foram valorizadas as diversas contribuições que os diferentes métodos de alfabetização oferecem. A partir de uma avaliação em processo foram oferecidas aos alunos estratégias com o objetivo de sanar dificuldades detectadas.
Após aplicação do projeto é visível a aceitação dos alunos na execução das atividades propostas, na confecção dos materiais e nas ações desenvolvidas. Observou-se que grande parte dos alunos conquistaram segurança no ato de ler e escrever de forma simples e divertida sem se prenderem aos temores e convenções formais do processo tradicional de ensino e aprendizagem.

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