quarta-feira, 12 de maio de 2010

COMPREENSÃO SOBRE HIPERTEXTO

Hipertexto é o termo que remete em forma digital (que é derivada de digito que por sua vez procede do latim digitus significando dedo. Hoje, porém não se consegue desvincular a palavra “digital” do sistema informático e de tecnologias ligadas à computação, como, por exemplo, transição digita) ao qual agrega-se outros conjuntos de informações na forma de bloco de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências especificas denominadas hiperlinks (é uma referência num documento em hipertexto a outras partes deste documentou a outro documento); ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e tem a função interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de “linkar” ou de “ligar” textos foi criado por TED NELSON nos anos 60 e teve como influência o pensador francês ROLAND BARTINS, que concebeu em seu livro o conceito de “LIXEIRA” que seria a ligação de texto com outros textos. O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a Word Wilde web (Rede de alcance mundial), também conhecida como Web e WWW que é um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na internet, estes documentos podem estar na forma de vídeos, sons hipertextos e figuras. Para visualizar a informação, pode-se usar um programa de computador chamado navegador para descarregar informações chamadas documentos ou paginas. O usuário pode então seguir as hiperligações na página para outros documentos ou mesmo enviar informações de volta para o servidor interagir com ele o ato de seguir hiperligações é, comumente, chamado de “navegador” ou “surfar” na web.
A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a Web. As primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia, os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto.
Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhando, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.

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