quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Possíveis Mudanças e Possibilidades de Contribuições das Tecnologias.


Com a globalização o uso da internet tornou-se comum. É a linguagem do século XXI, o que permite uma forma de aprendizado diferenciado forma de criar novas estratégias para adquirir conhecimento e assegurar um trabalho com qualidade, criativo, partindo do aluno, da linguagem dele e propiciando aos mesmos desenvolvimento e competências para lidar com a sociedade atual. O computador deve ser utilizado como uma ferramenta que proporcione ao aluno interagir com o mundo. Como um catalizador de mudanças do paradigma educacional. Será um profissional mais criativo, experimentador e orientador. Demo destaca que não podemos negar que as tecnologias estão sendo implantadas na escola “com nosco ou sem nosco,” diante de tantas mudanças é visível que muitos dos nossos professores ainda esta distante dos desafios desses novos recursos tecnológicos. Quando os nossos alunos forem para o mercado de trabalho elas terão que usar computadores e a escola ainda faz pouco uso desta ferramenta. A escola ainda usa a linguagem de 600 anos atrás, temos que fazer grandes mudanças e essas mudanças tem que começar pelo professor. Temos que cuidar deles, porque todas essas mudanças só entram bem na escola se entrarem pelo professor, pois a figura do professor é fundamental. Não a como substituí-lo, porem ele precisa mudar, pois com o uso do computador o que esta em jogo não é da aula, não é instruir é cuidar que o aluno aprenda. Partir do aluno, da linguagem dele, não dar aula, e os dados sugerem que quanto mais aulas, menos o aluno aprende. O professor não acredita nisso acha um grande disparato. E melhor dar menos aulas e cuidar que o aluno pesquise, elabore escreva – aprenda. A linguagem hoje não é dos gramáticos, de quem usa internet. Então a língua vai andar mais, vai ter que se contorcer, vai ser mais maleável.
Devemos ter maior atenção ao desafio de cuidar do professor, arrumar uma pedagogia na qual na qual o novo profissional deverá integrar as tecnologias em seu trabalho com a afetividade e ética. Podemos criar estratégias para adquirirmos conhecimento e manuseio do professor buscando formas diferentes e exercer a sua profissão para assegurar um trabalho diferente, criativo partindo do aluno da linguagem dele, propiciando aos mesmos, desenvolvimento e competência para lidar com a sociedade atual. O computador deve ser utilizado como uma ferramenta de mudança educacional, onde o aluno interage com o mundo.
Com o uso das tecnologias o professor pode preparar aulas diferenciadas, enriquecendo o planejamento, facilitando o fazer pedagógico garantindo a interatividade e maior participação dos alunos nas aulas. Esse novo profissional integrará melhor as tecnologias ao seu trabalho diário com a efetividade, o humanismo e a ética. Será um profissional mais criativo, experimentador e orientador.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Relatório da aula executada
Unidade 3
Foi importante o trabalho com as tecnologias junto aos alunos, pois tivemos varias possibilidades de garantir a participação efetiva dos alunos nas aulas tornando-as atrativas. Uma delas foi desenvolver o trabalho com os recursos tecnológicos, pois chamou a atenção dos alunos, porque quando trabalhamos com as imagens e o vídeo os alunos ficam mais participativos, aprendendo mais rápido o conteúdo proposto.
Após aplicar estas ferramentas observei que os alunos se interagiram, participaram mais das aulas.
Finalmente na elaboração deste planejamento descobri que o uso das tecnologias veio de encontro as minhas necessidades, facilitando o meu trabalho em relação ao planejamento das aulas, adquiri um vasto conhecimento de como enriquecer o meu trabalho.